Pesquisadores do PPGDIP e da Universidad de Antioquia (Colombia) visitam a Universidade Federal de Goiás
Objetivo foi fortalecer parcerias de cooperação nacional e internacional em pesquisa na área de micologia
Texto: Simone S. Weber
Nos dias 24 e 25 de outubro, pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Micoses Sistêmicas do Centro-Oeste, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) da UFMS e o pesquisador PhD. Orville Hernández Ruiz da Universidade de Antioquia, em Medellín, na Colômbia, visitaram a Universidade Federal de Goiás.
A visita técnica-científica ocorreu no Laboratório de Biologia Molecular (LBM) no Campus Samambaia à convite do Prof. Dr. Clayton Luiz Borges, do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da UFG, visando fortalecer parcerias de cooperação nacional e internacional em pesquisa na área de micologia.
Na oportunidade, O Prof. Dr. Orville da Colômbia ministrou uma palestra aos alunos e pesquisadores sobre as aplicações da técnica de edição genética CRISPR em fungos.
Os professores do PPGDIP/UFSM, Dr. James Venturini e Dra. Simone Schneider Weber, visitaram também o Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). Na oportunidade, uma nova colaboração foi estabelecida com a Profa. Dra. Samira Buhrer, coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos. Essa nova parceira tem o intuito de desenvolver um projeto baseado na técnica imunocromatografia de fluxo lateral para diagnóstico rápido do tipo “Point of care´´ da Paracoccidioidomicose (PCM), a partir de epítopos identificados previamente pelo nosso grupo.
Além disso, o Prof. Venturini participou de reunião com a Profa Simone Fonseca, do Departamento de Biociências e Tecnologia para discussão e alinhamento de protocolos dos projetos de Covid-19 realizados em parceria.
Desse modo, a visita técnica dos professores à Goiânia foi uma ação de internacionalização que possibilitou ampliar as possibilidades de intercâmbio e pesquisa entre as Universidades envolvidas.