Professor e egressa do PPGDIP são vencedores do Prêmio Nacional de Ciência 2024, no Paraguai

Postado por: Eduardo Rafael

Na última semana, o Senado do Paraguai anunciou os vencedores do Prêmio Nacional de Ciência 2024, uma premiação paraguaia que reconhece contribuições científicas relevantes no país. Entre os vencedores deste ano estão a Dra. Gladys Estigarribia Sanabria (foto), egressa do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP), e o docente do PPGDIP, Professor Dr. Julio Henrique Rosa Croda. Eles integraram a equipe responsável por uma pesquisa inovadora sobre a transmissão da tuberculose em ambientes prisionais e seu impacto nas comunidades vizinhas.

O estudo (“Filogeografia y transmisión de Micobacterium Tuberculosis abarcado a prisiones y comunidades vecinas en Paraguay”) investigou como a tuberculose se espalha em ambientes prisionais e os riscos que isso representa para áreas próximas. Com essa pesquisa, Dra. Gladys e seus colegas ressaltam a necessidade urgente de estratégias de saúde pública específicas para reduzir a transmissão da doença em locais de alta densidade, como as prisões, protegendo tanto os internos quanto as comunidades ao redor.

Além da Dra. Gladys, a equipe multidisciplinar premiada inclui o Dr. Guillermo Sequera, ex-diretor da Direção Geral de Vigilância em Saúde, e outros pesquisadores como Sarita Aguirre, Julieta Méndez, Paulo César Pereira, Natalie Weiler Gustafson, Margarita Godoy, Analía Ortiz, Cynthia Céspedes, Gloria Martínez, Alberto García-Basteiro, Jason R. Andrews e Katharine S. Walter. Esse grupo reuniu especialistas em epidemiologia, microbiologia e saúde pública para enfrentar os desafios impostos pela tuberculose em contextos vulneráveis.

Para esta edição do Prêmio Nacional de Ciência, o Senado avaliou 124 publicações em diversas áreas. O júri, composto por cinco especialistas indicados pela Comissão de Cultura e Educação do Senado, selecionou o estudo vencedor pela sua relevância e impacto na saúde pública.

Com informações do portal RDN.