Manuais para Dissertações e Teses
As normas de citação e referências para os trabalhos finais de Dissertação e Tese devem seguir as normas ABNT, conforme instruções da Biblioteca UFMS.
Seguem os links para consulta e orientações:
Resolução nº 546-CPOS/DIP/FAMED/UFMS, de 23 de janeiro de 2024
Manual de trabalhos acadêmicos
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO, TESE E EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO
ANEXO ÚNICO (Resolução nº 546-CPOS/DIP/FAMED/UFMS, de 23 de janeiro de 2024.)
1. INTRODUÇÃO
Esta Nota Técnica elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) apresenta as diretrizes para a elaboração de Dissertação, Tese e Exame Geral de Qualificação, visando garantir uma uniformidade na linguagem utilizada na apresentação desses documentos. As orientações seguem as normas adotadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que, por sua vez, estão alinhadas às diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, a presente Norma Técnica visa complementar essas diretrizes de modo a normatizar situações específicas, como a apresentação de dissertações, teses e exames de qualificação, sob a forma de manuscritos ou artigos científicos publicados.
2. PÚBLICO-ALVO
Estas orientações destinam-se a estudantes, orientadores e membros de bancas de avaliação.
3. LÍNGUAS OFICIAIS: Português e Inglês
4. MANUAL DE CITAÇÃO. O Manual de Citações da Biblioteca Central da UFMS segue a norma NBR 10520/2023 da ABNT. Para acessar o manual, visite o site: https://bibliotecas.ufms.br/manual-de-citacoes/
5. MANUAL DE REFERÊNCIAS. O Manual de Referências da Biblioteca Central da UFMS segue a norma NBR 6023/2018 da ABNT. Para acessar o manual, visite o site:: https://bibliotecas.ufms.br/manual-de-referencias-segundo-a-nbr-6023-2018/
6. MANUAL DE TRABALHO ACADÊMICO. O Manual de Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca Central da UFMS segue a norma NBR 14724/2011 da ABNT. Para acessar o manual, visite o site: https://bibliotecas.ufms.br/manual-de-trabalhos-academicos-segundo-a-nbr-147242011/. Resumidamente, o manual inclui normatização para fontes, margens, espaçamento, paginação, seções e subseções, ilustrações e tabelas, bem como os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos, listas, sumário), os elementos textuais (especificados no item 7) e os elementos pós-textuais (referências e elementos opcionais).
7. TIPOS DE TRABALHO ACADÊMICO.
7.1. Trabalho Acadêmico Tradicional. Para esse tipo de apresentação, o Manual de Trabalho Acadêmico (item 6) deve ser rigorosamente seguidos, e os elementos textuais devem seguir a seguinte ordem:
– Fundamentação teórica: Envolve a apresentação do tema, sua relevância e a exposição de conceitos e pesquisas anteriores relacionados ao tema em questão. Essa revisão da literatura tem como objetivo situar o trabalho atual dentro do contexto acadêmico, evidenciando o que já foi estudado e indicando as áreas que ainda carecem de exploração..
– Justificativa e/ou Racional da Pesquisa (Opcionais). Na justificativa, o autor explica por que a pesquisa é relevante e crucial. Qual é a lacuna na literatura que a pesquisa busca preencher? Por que isso é significativo para a disciplina ou para a sociedade em geral? A justificação proporciona uma razão sólida para a realização do estudo. No racional da pesquisa, o autor demonstra como contribuiu e organizou o estudo apresentado. Deve haver uma clara sequência lógica de ideias, evidências e conclusões. O desenvolvimento racional do argumento ajuda a assegurar que o leitor possa seguir e compreender a linha de raciocínio do autor.
– Objetivo Geral. Trata-se de uma declaração ampla e abrangente que define o propósito global do estudo. Ele oferece uma visão geral do que se pretende alcançar com a pesquisa. Geralmente, o objetivo geral está relacionado à resposta à pergunta principal da pesquisa, fornecendo uma direção abrangente para o trabalho.
– Objetivos Específicos. São declarações mais detalhadas e diretas que descrevem as etapas ou metas específicas a serem atingidas para alcançar o Objetivo Geral. Eles desdobram o objetivo geral em partes menores e mais gerenciáveis.
– Metodologia. Refere-se à descrição detalhada dos procedimentos, técnicas e abordagens utilizadas para conduzir a pesquisa. Fornece uma explicação sistemática de como o estudo foi planejado, executado e analisado.
– Resultados. Apresenta os principais achados e responde às perguntas de pesquisa ou hipóteses formuladas.
– Discussão. Refere-se à interpretação e análise dos resultados apresentados na seção anterior. Essa parte do texto é crucial para explicar o significado dos achados, relacionar os resultados aos objetivos da pesquisa e contextualizar as descobertas dentro do corpo existente de conhecimento.
– Conclusões. Compreende a síntese dos principais resultados e pode, para alguns autores, ser elaborada sob a forma de tópicos para responder aos objetivos específicos. Deve-se evitar interpretações e proposições futuras.
7.2. Trabalho Acadêmico Com Manuscrito. Para esse tipo de apresentação, o Manual de Trabalho Acadêmico (item 6) deve ser rigorosamente seguidos, e os elementos textuais devem seguir a seguinte ordem e com as seguintes observações:
– Revisão da Literatura
– Justificativa e/ou Racional da Pesquisa (Opcionais).
– Objetivo Geral
– Objetivos Específicos
– Manuscrito(s):
A inclusão de manuscrito(s) na forma de dissertação ou tese demanda uma reflexão cuidadosa, especialmente considerando a possível publicação do texto. Duas questões críticas merecem atenção especial:
1. Plágio. Caso a dissertação ou tese seja publicada no no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES antes da submissão do manuscrito para publicação, há o risco de alegações de plágio por parte do periódico. Isso pode comprometer a aceitação e a viabilidade da publicação do manuscrito.
2. Direitos Autorais. Se a dissertação ou tese for publicada no no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES após a publicação do manuscrito em um periódico de acesso limitado, a editora pode exigir o pagamento de direitos autorais. Nesse contexto, é altamente recomendável que o estudo seja publicado em periódicos do tipo Open Access, minimizando possíveis conflitos.
Independentemente das complexidades envolvidas, é fundamental destacar que a responsabilidade legal recai sobre o estudante e o orientador, exigindo uma abordagem ética e transparente.
IMPORTANTE. Os elementos textuais do manuscrito são: Página com Título, Autores, Filiações; Lista de Abreviaturas; Resumo e/ou Abstract; Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos ou Apoio Financeiro (opcional); Referências
– Conclusões
7.3. Trabalho Acadêmico com Artigo(s) Científico(s) Publicado(s). Para esse tipo de apresentação, o Manual de Trabalho Acadêmico (item 6) deve ser rigorosamente seguidos, e os elementos textuais devem seguir a seguinte ordem e com as seguintes observações:
– Revisão da Literatura
– Justificativa e/ou Racional da Pesquisa (Opcionais).
– Objetivo Geral
– Objetivos Específicos
– Artigo(s) publicado(s):
A inclusão de artigo(s) publicado(s) na forma de dissertação ou tese requer atenção a dois pré-requisitos essenciais.
1. Relação Direta com Objetivos:
É crucial que o(s) artigo(s) publicado(s) guardem uma relação direta com os objetivos propostos na dissertação ou tese. A contribuição desses artigos deve ser alinhada aos propósitos gerais da pesquisa.
2. Participação Direta na Redação:
É imperativo avaliar se o aluno participou ativamente da redação do(s) artigo(s) publicado(s). Essa participação direta assegura que o conteúdo do(s) artigo(s) esteja alinhado com as atividades acadêmicas do discente.
IMPORTANTE: Além desses pré-requisitos, é essencial considerar a questão dos direitos autorais do periódico onde o(s) artigo(s) foi(ram) publicado(s). Caso a dissertação ou tese seja publicada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES após a divulgação do(s) artigo(s), a editora pode requerer o pagamento de direitos autorais. Independentemente das nuances envolvidas, é fundamental compreender que a responsabilidade legal recai sobre o estudante e o orientador.
– Conclusões