Popularização e difusão da ciência: Compromisso da Pós-Graduação com o ensino básico.
O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPG-DIP/UFMS), credenciado à Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC), realizou de 26 a 30 de setembro 21 alunos da escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira participaram de um curso de extensão na UFMS. O projeto “Trem do Pantanal: trilhando o caminho do bioma e das doenças tropicais” teve como objetivo proporcionar aos estudantes do segundo ano do ensino médio o contato com a pesquisa e com o método científico, bem como desmistificar a ciência e incentivar as práticas e estudos.
O projeto surgiu de um intercâmbio de pesquisa com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Botucatu e a partir do credenciamento à rede. O projeto recebeu também fomento do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEXT).
Ao todo 14 acadêmicos da pós-graduação da UFMS participaram da semana. Além de alunos da DIP, integraram o projeto também pós-graduandos e docentes dos progra- mas em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Programa de Mestrado em Enfermagem , Pro-grama de Mestrado em Saúde da Família e da Fiocruz – Mato Grosso do Sul, todos da disciplina que foi ofertada como optativa e que tem o mesmo nome do curso. Além dos alunos das pós-graduações participaram dois alunos do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura (CCBS), sendo um bolsista (PAEXT) e um voluntário, sendo que um deles está desenvolvendo a monografia tendo o curso como tema.
Cerca de cinco professores da Universidade orientaram as atividades que contaram com a parceria também da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) – Mato Grosso do Sul e do professor Rinaldo Pôncio Mendes da UNESP de Botucatu. (Créditos: Jornal Impresso UFMS)
Mais informações e repercussão:
*Jornal UFMS impresso – https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https%3A%2F%2Fwww.ufms.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F11%2FNovembro_2016.pdf&hl=pt_BR* Jornal UFMS online – https://www.youtube.com/watch?v=6ZuDdCRJeEQ* Vídeo do Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=gP_tCijgziw