Docente e discentes do PPGDIP participam do II Seminario de investigación en Tuberculois en Paraguay

Postado por: Roberto Ferreira
Docente e discentes do programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias participaram do II Seminario de investigación en Tuberculois en Paraguay,  com o tema: Tuberculose nas prisões, um grande problema de saúde pública. Este foi um evento internacional, com cientistas e estudantes de pós graduação da área, que aconteceu em Assunção, no Paraguay nos dias 14 e 15 de setembro.

O evento teve a participação dos alunos e ex-alunos do PPGDIP: Roberto Oliveira, Paulo Cesar dos Santos, Isabella Beatriz Lemes, Caroline Bussato, Gladys Estigarribia e Wanessa Peres Bezerra além do professor Dr. Julio Croda.

Foi um espaço para troca de experiências, boas práticas e novos conhecimentos no campo da epidemiologia molecular e em níveis mais amplos de Saúde Pública para intervir no controle da epidemia de tuberculose.
Foi também uma oportunidade para reforço das redes de contato de cientistas nacionais e internacionais.
Foram discutidas novas técnicas de diagnóstico, novas formas de interpretar o fenômeno do contágio, e a dinâmica populacional da doença nas cidades. Além de discutir o ônus da doença da prisão para o restante da comunidade e esta infecciosidade, que são aspectos pouco abordados.
A viagem também teve o propósito de conhecer um pouco da história e cultura da cidade e conhecer presídios no Paraguai.

Texto de

Wanessa da Silva Peres Bezerra