Pesquisador da Curtin University (Australia) ministra palestra sobre epidemiologia molecular do fungo Pneumocystis jirovecii

Postado por: Eduardo Rafael

Texto: Wellington Fava

O Prof. Dr. Wieland Meyer* é professor de Micologia Médica na Universidade de Curtin, Austrália e também Professor convidado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro. Durante sua visita ao Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP) o professor ministrou uma palestra a respeito dos avanços e desafios no diagnóstico de infecções causadas pelo fungo Pneumocystis jirovecii.

A pesquisa do Prof. Meyer se concentra na evolução, filogenia, especiação, genética populacional, genômica, epidemiologia molecular, tipagem de cepas, desenvolvimento de técnicas de identificação molecular rápidas, simples e confiáveis para fungos patogênicos, o impacto das micoses na saúde global, preparação da saúde pública para responder a surtos de doenças fúngicas e a compreensão da patogênese fúngica em nível molecular.

Durante sua palestra, foram apresentados os principais desafios ao se trabalhar com metagenômica de fungos, particularmente utilizando a plataforma MinION da Oxford Nanopore (tecnologia presente no LabDIP). Embora seja uma área promissora no diagnóstico diferencial de infecções fúngicas invasivas, essa técnica ainda apresenta limitações como a necessidade de um banco de dados robusto para uma correta interpretação dos resultados. Entretanto, pela sua rapidez metodológica e relativo baixo custo operacional, a metogenômica está se tornando uma realidade em diversos centros de diagnóstico e pesquisa ao redor do mundo.