Sobre o Programa

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias com cursos de mestrado e doutorado foi recomendado em 25/07/2007, após um intenso processo de criação, onde houve a participação de um grupo de 15 pesquisadores/docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul liderado pelo Prof. Dr. Rivaldo Venâncio Cunha.

O Programa foi criado após 10 anos de parceria entre a Fiocruz-RJ e a UFMS, que começou em 1998 com projetos de Minter e Dinter com os Programas de Biologia Parasitária e de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz-RJ. Nesse intercâmbio foram formados 22 mestres e 6 doutores, muitos destes foram os responsáveis pela criação do nosso programa e atuam como pesquisadores orientadores atualmente. Cabe ressaltar que a parceria com Instituto Osvaldo Cruz foi importante também após a criação do Programa e permitiu, em uma fase onde ainda não contávamos com uma estrutura adequada em nossa instituição, a concretização de muitos projetos alavancando as pesquisas do grupo.

O grupo atualmente está fortalecido após conseguirmos financiamentos junto a Fundect (Fundação de apoio ao desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul), CNPq, Finep entre outras.

Desde sua criação até dezembro de 2016 foram titulados quase 150 mestres e 30 doutores.