Professora Ana Rita Coimbra, do PPGDIP, vence Prêmio Nacional CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação
A professora Ana Rita Coimbra, membro do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, conquistou o 3º lugar na categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Público na quarta edição do Prêmio Nacional CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti.
A entrega do prêmio ocorreu no último dia 3 de julho e foi conduzida pelo presidente do CONFAP e diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, com a presença do diretor científico da Fundação, Nalvo Franco de Almeida Junior.
Mestre e doutora em Biologia Parasitária pela Fiocruz, com pós-doutorado na Faculdade de Medicina da USP, as pesquisas da professora Ana Rita se destacam nas áreas de imunologia clínica e virologia, com foco em hepatites virais, ISTs, HIV/Aids e HTLV em populações vulneráveis.
Como líder de grupo de pesquisa, ela desenvolve estudos que contribuem diretamente para a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas, com impactos relevantes na saúde pública. Em 2024, foi vencedora do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.
O Prêmio Professor Ennio Candotti reconhece pesquisadores(as) de todo o Brasil cujos trabalhos promovem avanços científicos e tecnológicos em benefício da sociedade.