Projetos de extensão e pesquisa

DIERN

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da UFMS realiza o Congresso Centro-Oeste de Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN). O evento é aberto a toda comunidade e busca promover a integração e amplo debate entre os acadêmicos, professores, profissionais da saúde, instituições de ensino e pesquisa, setores de gestão e serviços de assistência em saúde, para tratarem das doenças infecciosas que afligem nossa população. Com 5 edições já realizadas (2007, 2009, 2011, 2015 e 2017) a 6° edição acontecerá em 2019, mais informações serão divulgadas neste site.

TREM DO PANTANAL: trilhando o caminho do Bioma e das Doenças Tropicais

O PPGDIP, credenciado pela Rede Nacional Leopoldo Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública – RNEC em parceria com o instituto de Biociências, promove anualmente o projeto de extensão chamado: Trem do Pantanal: trilhando o caminho do Bioma e das Doenças Tropicais. Trata-se de um curso com o objetivo de promover a popularização dos conhecimentos científicos sobre doenças Infecciosas e Parasitárias Tropicais, aos alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade. Assim como envolver os acadêmicos da pós-graduação na formação de alunos do Ensino Básico. No curso os alunos do Ensino Médio são estimulados a formar seus questionamentos e a através do método científico obter as próprias respostas.

GRUPO DE ESTUDOS EM PAPILOMAVÍRUS HUMANO NO MATO GROSSO DO SUL

O grupo estuda no estado de Mato Grosso do Sul aspectos referentes à epidemiologia e resposta imunológica ao Papilomavírus humano – HPV, em diferentes locais de infecção. Abrangência: detecção em populações vulneráveis;  avaliação de métodos diagnósticos  e resposta imunológica. Membros do grupo: Profa. Inês Aparecida Tozetti – coordenadora, Profa. Alda Maria Teixeira Ferreira, Profa. Cacilda Tezelli Junqueira Padovani, Prof. Carlos Eurico dos Santos Fernandes, Doutorando(as) Aron Carlos M. Cotrim, Camila Mareti Bonin Jacob, Ana Paula Machado  e Larissa Zatorre de Almeida Lugo. Mestranda Andrielli Rodrigues dos Santos. Iniciação Científica: Mariana  Nocetti, Gabriela Burkner, Cols. Ana Flávia Pina, Leandro Ávila , Flávia Gatto de Almeida, Karla Lopes Mandu de Campos e Thiago Prata.

MUSEU DO CARRAPATO